Síndrome das Pernas Inquietas

Publicado por Dr. Eduardo Lopes em

Um desejo incontrolável de mexer as pernas quando deveria manter-se parado. Essa é a sensação de quem apresenta a Síndrome das Pernas Inquietas (SPI), um distúrbio que acomete os membros inferiores, mas que pode também chegar aos braços, nos casos mais graves. Os sintomas costumam aparecer quando a pessoa está em repouso, sobretudo à noite, prejudicando a qualidade do sono.

A SPI pode estar associada a alguma causa específica como gestação (ocorre em até 20% das gestantes); deficiência de ferro; doença renal crônica; uso de medicamentos, entre outras, ou ainda pode se manifestar sem uma causa aparente. Nestes casos, geralmente há uma significativa contribuição genética.
Sonolência, irritação, indisposição e cansaço são algumas das queixas de quem sofre com esta síndrome, cujo diagnóstico é basicamente clínico. Qualquer pessoa pode apresentar os sintomas, mas, no geral, ela é mais comum em mulheres a partir dos 40 anos.

A necessidade de mexer as pernas constantemente prejudica a qualidade do sono, devido a própria movimentação e aos micro despertares causados pelo quadro, o que impede que o sono reparador aconteça.
O tratamento da síndrome das pernas inquietas se dá através de uma mudança de estilo de vida, adotando hábitos que ajudam a melhorar os sintomas como: praticar atividade física regularmente (especialmente exercícios focados nos membros inferiores); realizar massagens e alongamentos na musculatura das pernas; aplicar calor local por meio de compressas ou banho quente; evitar medicamentos que possam piorar os sintomas; reduzir o consumo de cafeína e estimulantes. Em alguns casos pode ser necessário o uso associado de medicamento para auxílio no tratamento da síndrome.

Procure um profissional especializado em doenças do sono para auxiliar no diagnóstico e tratamento da Síndrome das Pernas Inquietas.


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat