Insônia

Publicado por Dr. Eduardo Lopes em

A insônia é um distúrbio do sono muito comum em adultos, caracterizado pela dificuldade em iniciar o sono, ou por acordar durante a noite com dificuldade para voltar a dormir. Um estudo realizado pelo Instituto do Sono (Episono, 2007) mostra que aproximadamente 45% da população se queixa de insônia ou de dificuldade para dormir, cerca de 15% sofre de insônia crônica e 5% toma remédios para dormir 3 ou mais noites por semana. 

Pessoas com insônia normalmente apresentam sintomas como: fadiga, indisposição, dificuldade de concentração, alterações de humor e queda no desempenho profissional ou escolar.

A insônia pode ser classificada por sua duração. A insônia aguda é eventual e está geralmente relacionada a algum evento específico (por exemplo, apresentar dificuldade para dormir na véspera de uma prova ou de uma reunião importante, bem como depois de receber alguma boa ou má notícia). Muitas pessoas podem apresentar esse tipo de distúrbio do sono, e ele tende a se resolver sem necessidade de tratamento. Já a insônia crônica é um distúrbio que ocorre pelo menos três noites por semana e dura no mínimo três meses. Sua causa pode estar relacionada a muitos fatores como: condições médicas ou psiquiátricas, hábitos inadequados de sono, turno laboral, além do uso de medicações que, a longo prazo, podem alterar o padrão do sono.  

Recentemente pesquisadores começaram a pensar a insônia como uma incapacidade do cérebro de parar de ficar acordado (o cérebro tem ciclos de sono e vigília – quando um está ligado ou outro está desligado – a insônia pode representar um problema em uma das partes deste ciclo). 

O primeiro passo para o tratamento da insônia é realizar um diagnóstico, junto ao médico, para entender o que está causando a sua dificuldade para dormir, garantindo assim a eficácia do tratamento. 


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat